Relatório da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), feito entre
março e maio e entregue ao Ministério Público do Paraná, acusa a TIM de
interromper de propósito chamadas feitas no plano Infinity, no qual o
usuário é cobrado por ligação, e não por tempo.
A
agência monitorou todas as ligações no período, em todo o Brasil, e
comparou as quedas das ligações de usuários dos planos da operadora.
A
conclusão foi que a TIM "continua 'derrubando' de forma proposital as
chamadas de usuários do plano Infinity". O documento apontou índice de
queda de ligações quatro vezes superior ao dos demais usuários no plano
Infinity - que entrou em vigor em março de 2009 e atraiu milhares de
clientes.
O documento aponta ainda que em um só dia, mais de 8
milhões de usuários foram prejudicados por desligamentos de chamadas em
todo o país e "foram gastos pelos usuários, 4,327 milhões de reais, num
único dia, por serviços não prestados na sua totalidade pela operadora".
Nova suspensão:
Com
base nos dados, o Ministério Público do Paraná entrou com pedido na
Justiça para nova suspensão das vendas da operadora de telecomunicações
TIM no Estado, exigindo que a companhia cumpra metas de qualidade da
Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
A ação coletiva do
MP paranaense busca ainda a cobrança de multa de pelo menos 500 mil
reais por dia em caso de continuidade de vendas enquanto as metas de
qualidade não forem cumpridas. "A promotoria pede que a TIM seja
condenada a indenizar todos os consumidores de plano Infinity pelos
prejuízos que sofreram desde seu lançamento, em março de 2009, com a
devolução em dobro dos valores cobrados indevidamente pela operadora.
Por fim, houve pedido de dano moral coletivo, por todos os
inconvenientes causados aos consumidores paranaenses", afirma o MP
paranaense.
A TIM já havido sofrido bloqueio nas vendas por parte
da Anatel entre o final de julho e início deste mês no Distrito Federal
e em 18 Estados, inclusive no Paraná, por conta de acusações de má
qualidade de serviços. A sanção foi suspensa na última semana, depois
que a operadora apresentou um plano de ação à autarquia.
Em nota, a TIM afirmou que "trabalha constantemente" para melhorar a
qualidade em todo o país, e que o Paraná está contemplado em seu plano
de investimentos para melhorias de qualidade.
De acordo com a
empresa do grupo Telecom Italia, já foram investidos 95 milhões de reais
no Estado neste ano para ampliação e modernização de rede. "Até o
momento, 100 por cento dos equipamentos 2G (voz) foram modernizados.
Serão instalados ainda cerca de 150 novos sites 2G e 3G ainda este ano",
disse a nota.
Com informações da Reuters
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