Bairro planejado vai gerar 5 mil vagas
Mirella Falcão
mirellafalcao.pe@dabr.com.br
Recife, sábado, 12 de maio de 2012
Projeto em Camarabige, orçado em R$ 1 bilhão, prevê a instalação de um shopping, dois
empresariais e um flat
Projeto do mall tem 20 mil metros quadrados de área bruta locável e prevê 160 lojas.
Imagem: MIRELLA FALCÃO/DP/D.A PRESS
O grupo investidor do bairro planejado de Camaragibe, que será construído em uma área de 400 mil metros quadrados onde funcionou a antiga fábrica da Brasperola, prevê a criação de mais de 5 mil empregos diretos nos equipamentos comeciais previstos no projeto, como shopping, dois empresariais e um flat. O bairro contará com 16 prédios residenciais, totalizando até 2 mil unidades residenciais, além de escola, faculdade e centro de convenções. O investimento total é estimado em R$ 1 bilhão.
“A Braspérola, no seu auge, tinha apenas 1,2 mil empregados”, comenta o prefeito João Lemos, cujo avô e pai foram funcionários da antiga fábrica de linho. “A geração de empregos pode ser ainda maior, porque vamos destinar uma área para a atração de empresas de serviços, como call center. Imagine a mão de obra absorvida no teleatendimento, com três turnos de 3,5 mil pessoas”, afirma Antônio Carrilho, diretor da empresa FMSA Carrilho e um dos sócios no empreendimento, junto com outras cinco empresas: A.B Côrte Real, Romarco, Casa Grande Engenharia, Consulte Engenharia e MASF.
A expectativa é que todo o projeto do bairro seja concluído em oito anos. O shopping e o flat serão os primeiros a saírem do papel, com previsão de serem inagurados em abril de 2014, de olho na Copa. “Apesar de estar em outro município, a Cidade da Copa está mais próxima do centro de Camaragibe, em relação a São Loureço”, ressalta o prefeito. Além disso, o mall irá atender a uma demanda da população local. “Segundo pesquisas que encomendamos, os moradores da cidade dizem que não há equipamentos de lazer e que a falta de estacionamento prejudica o consumo no comércio local”, destaca Serapião Ferreira, diretor da MASF.
O projeto do mall tem 20 mil metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL) e prevê 160 lojas, sendo até seis âncoras. Entre elas, um cinema com seis salas de exibição. “Inicialmente, serão 4 mil vagas de estacionamento para o mall, podendo dobrar, caso seja construído um edifício garagem”, detalha Carrilho. O flat pode ter até duas torres, com 200 apartamentos em cada. A construção da escola, da faculdade e dos empresariais também é prioridade. Os investidores ainda não definiram o perfil dos imóveis a serem construídos. “Como 600 famílias serão desapropriadas por conta das obras viárias da Copa, pensamos também construir imóveis para elas”, conta Carrilho.
A Braspérola foi instalada em Camaragibe, no fim do século 19, e chegou a ser a maior fábrica de linhos da América Latina. Em 2001, ela foi fechada e a massa falida vendida para o grupo francês Vivalin (registrado no Brasil como Vivabrás), em 2004. A empresa tentou reativar a produção de linho na unidade de Camaragibe, mas o negócio não vingou.
fonte: http://www.diariodepernambuco.com.br